Home / Fazemos pra você / Peças de usinagem – como são feitas?

Peças de usinagem – como são feitas?

Se você for ver, os serviços de usinagem fazer parte da nossa vida de muitas formas e de várias maneiras diferentes. As peças de usinagem estão aí, espalhadas em muitos cantos e cumprindo uma série de funções variadas no nosso dia a dia.

A questão é que curiosamente a maior parte das pessoas não faz ideia de como se fazem as peças de usinagem, de como elas são produzidas e de como elas se tornam o que precisam ser para atender às nossas demandas e às nossas necessidades.

Talvez esse seja o seu caso. Se for, não tem problema, porque a seguir vamos explicar como ocorre esse tipo de trabalho e vamos te dar informações que vão te deixar muito interessado. Vem conferir!

Para que servem as peças de usinagem?

Antes de falarmos mais sobre como fazer as peças de usinagem é importante explicarmos para que elas servem, não é? Bem, de modo geral elas de fato estão espalhadas no nosso dia a dia de forma muito profunda.

Por exemplo, temos peças de usinagem quando vamos montar um móvel e utilizamos um parafuso. O mesmo vale para a indústria automobilística, que está cheia delas.

Na nossa casa temos vários exemplos disso, e o mesmo vemos nas ruas o tempo todo. Elas estão lá, cumprindo propósitos e servindo a nós, para tornar nosso dia mais prático, mais confortável, mais simples.

Curiosamente normalmente não relevamos muito o quanto elas são importantes e nem pensamos bem o que é necessário fazer para que existam, mas a verdade é que elas estão aí e tem muito a nos oferecer.

Como são feitas as peças de usinagem?

As peças de usinagem são feitas através do cumprimento de uma série de processos de usinagem. A usinagem, aliás, é um processo no qual peças de metal são fabricadas e desenvolvidas a partir de uma variedade bem grande de etapas.

Podemos citas vários processos para que a usinagem se cumpra da forma que tem que ser. A seguir vamos listar os principais, para que você possa entende-los bem:

  • O primeiro passo é a perfuração, um processo que faz com que metais furem metais;
  • Depois vem a moldagem através do torno, que ajuda a dar uma forma e também a cortar o metal aos poucos;
  • Na fresagem, terceira etapa do processo, são feitos mais cortes ainda, para que a peça chegue aonde precisa chegar enfim;
  • Com a moagem, a última etapa, se faz com que essa peça tenha um acabamento incrível e acetinado e também fique afiada, caso isso seja necessário;

Como você pode ver, são muitos passos que são dados até você ter uma peça de usinagem pronta. Isso vale tanto para as peças enormes quanto para as peças pequenininhas, e não existe uma forma única de cumprir esse tipo de processo, uma vez que hoje existe uma variedade grande de maquinários, ferramentas e, consequentemente, de possibilidades nesse setor.

Modernização da área de trabalho

Hoje é bem comum que se utilizem ferramentas e máquinas específicas, afim de cumprir o desenvolvimento de peças de usinagem de forma mais rápida e bem mais precisa.

A mão humana ainda está lá, claro, e serve para acionar sistemas. Antes era a mão humana que desenvolvia a usinagem de cada peça, o que tornava esses processos mais demorados e bem menos caprichados do que hoje são.

Felizmente contar com peças de usinagem de qualidade e com rapidez hoje é bem possível, e se você quer ter essa chance sem precisar buscar muito e se encontra em São Paulo conheça a Braniva! É certo que não vai se arrepender!

 

 

 

About Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *