Home / Usinagem / Indústrias de usinagem – Conheça mais sobre esse setor metalúrgico

Indústrias de usinagem – Conheça mais sobre esse setor metalúrgico

Existem diversos segmentos do mercado que para o seu bom funcionamento precisam de peças em seus maquinários, influenciando diretamente seus meios de produtos e produções, sendo as indústrias de usinagem um dos mais importantes.

A usinagem é um processo que consegue criar e modelar peças e produtos a partir de determinados materiais brutos, como o plástico, metal e as ligas metálicas.

Ele está diretamente ligado a nossas vidas e atua em várias empresas, setores e industrias diferentes, fazendo com que muitos mercados funcionam por conta disso.

O que são as indústrias de usinagem?

A usinagem é um processo que envolve diferentes técnicas dentro da metalurgia para conseguir transformar muitos metais em uma forma deseja com um acabamento certo.

Na verdade, a usinagem no geral pode transformar muitos materiais, como plástico, madeira e outros, em determinados objetos específicos, mas por conta da usinabilidade dos materiais, os metais foram os primeiros a sofrerem esse processo todo.

Dessa forma as indústrias de usinagem são as empresas especializadas nesse setor do mercado metalúrgico, ficando responsáveis por fabricarem inúmeros tipos de peças que vão desde parafusos e roscas, até itens automobilísticos e para aeronaves.

Quais sãos os sérvios das indústrias de usinagem

Isso depende muito do que essa empresa é especializada, já que mesmo dentro desse segmento, existem muitas coisas que podem ser feitas, e por isso a abrangência aqui é muito grande.

A usinagem de peças diferenciadas é um dos principais, que começa então por meio da usinagem de um material bruto (seja ele um aço, metal ou plástico) por meio de uma máquina-ferramenta específica, sempre com uma base de desenho técnico mecânico que demostrará como a peça irá ficar acabada.

A usinagem de eixos também é algo feito pelas indústrias de usinagem, já que dentro dos processos de usinagem mais modernos são usados tornos CNC (Comandos Numéricos Computadorizados) que se utilizam da engenharia mecânica para conseguir criar a usinagem de precisão.

Assim dentro da usinagem de eixos, por meio de tornos CNC, é possível controlar e mover o corte de qualquer maneira, já que a ferramenta irá se mover linearmente através dos eixos X, Y, Z e também girar nos eixos A e B, abrangendo assim qualquer direção de corte que uma peça possa precisar ter.

Podemos pensar em serviços de usinagem os seguintes processos:

  • Aplainamento;
  • Brochamento;
  • Caldeiraria;
  • Eletroerosão;
  • Fresagem;
  • Furação;
  • Mandrilhamentos;
  • Retíficas;

Vantagens das indústrias de usinagem contarem com técnicas CNC

Esse tipo de sistema consegue controlar diversos eixos ao mesmo tempo nos maquinários das indústrias que realizam a usinagem, sempre de acordo com uma lista de comandos pré-estabelecida, fazendo com que assim seja possível criar produtos muito mais complexos.

Os desenhos são assistidos por computadores, fazendo com que peça seja feita com muito mais agilidade e praticidade, além de que a redução de intervenção humana acontece, diminuindo o desperdício de materiais, a necessidade de um retrabalho e por consequência aumentando o lucro final.

Com a usinagem de peças de alta precisão é possível que o torno, e outras máquinas, se movimentem em plano cartesiano nos eixos X e Z normalmente, ao mesmo tempo que fazem movimento circulares ou lineares nos eixos A e B, podendo determinar qualquer tipo de perfil possível para a peça que o cliente procura.

Pense na hora de escolher entre as empresas das indústrias de usinagem

Dessa forma é importante que na hora de escolher entre essas empresas da indústria de usinagem o cliente consiga perceber a necessidade de escolher empresas que tenham sistema de alta precisão, bem como profissionais qualificados para a operação dessas máquinas.

Isso irá garantir que o custo benefício seja o melhor, a peça tenha qualidade e o serviço fique com a maior perfeição possível. Por isso se procura uma empresa para ser parceira, acesse o site http://braniva.com.br e descubra mais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

About Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *