Home / Saudável / Pode fazer aula de zumba grávida?

Pode fazer aula de zumba grávida?

As mulheres grávidas podem escolher entre uma variedade de exercícios seguras, como alongamento, yoga, caminhada, natação, etc. No entanto, a Zumba é cada vez mais popular graças à combinação divertida de movimentos de dança e ritmo contagiante.

O exercício faz bem para a mulher grávida?

Sabe-se que o exercício pode ajudar as mulheres a terem uma gravidez mais segura e isso se deve a uma série de fatores:

  • O exercício aumenta a circulação sanguínea no corpo.
  • Promove a saúde geral e o bem-estar.
  • Ajuda a aumentar o suprimento de oxigênio para os órgãos.
  • Previne a depressão.
  • Reduz a congestão e cólicas pélvicas.
  • Ajuda a prevenir cãibras nas pernas e inchaços que ocorrem devido ao congestionamento de sangue nas extremidades inferiores.
  • Tonifica os músculos e prepara o corpo para o parto.
  • Facilita a rápida recuperação do tônus ​​e posicionamento do órgão após o parto.

Além disso, a prática de exercícios pode aumentar a produção de endorfinas no nosso corpo, uma substância semelhante à da morfina que ajuda a aliviar a dor e a induzir sentimentos de euforia e bem-estar além agir como um analgésico natural. Assim, seu aumento no organismo pode ajudar a mulher a se preparar melhor para um parto natural.

Exercícios de dança como a Zumba podem aumentar significativamente os níveis dessa substância no organismo.

Zumba é seguro para mulheres grávidas?

Normalmente, em uma gravidez normal e na ausência de contra indicações, as futuras mamães podem ir em frente e participar regularmente em atividades físicas de intensidade moderada.

Entretanto, é preciso estar atenta a alguns cuidados básicos necessários. Se você tem um histórico de problemas de saúde como diabetes, pressão alta ou trabalho de parto prematuro, opte pela Zumba somente depois de consultar seu médico.

Um grande ponto negativo da dança Zumba é que o treino extenuante que oferece pode ser especialmente exaustivo durante a gravidez. A quantidade de fluxo sanguíneo aumenta para 30-50% acima do normal durante o treino vigoroso.

Converse com seu instrutor de Zumba sobre sua condição. Se necessário, peça-o para modificar os movimentos para se adequarem a você. Se você não conseguir lidar com o treino normal, relaxe e acompanhe as aulas no seu ritmo. A sua saúde e de seu bebê são o mais importante.

Ouça seu corpo. Se você estiver com falta de ar durante a aula de Zumba, ou sentir qualquer tipo de dor ou desconforto pare imediatamente e procure seu médico para uma nova avaliação.

Se você não estiver familiarizada a dança ou se não possuir um condicionamento físico razoável e estiver começando a praticar atividades físicas agora vá com calma. Inicie apenas algumas aulas por semana, sinta como seu corpo reage e vá aumentando lentamente a intensidade.

Cuidados necessários para a aula de Zumba

Vista algo confortável e que te permita se movimentar livremente. A aula de zumba exige uma variedade de passos diferentes e que envolvem uma série de partes diferentes do corpo.

Leve uma garrafinha de água com você. Se manter hidratada durante e após as aulas é essencial para sua saúde e de seu bebê, por isso, tenha uma garrafinha de água sempre em mãos.

Leve um lanche saudável. A zumba exige um grande gasto energético e é bem possível que você saia de lá com fome. Por isso, não se esqueça de colocar na bolsa uma fruta, um lanche natural ou algo nutritivo para repor as energias.

A gravidez não é empecilho para a prática da zumba desde que haja o acompanhamento profissional adequado tanto do médico quanto do instrutor. Comece a praticar agora mesmo e desfrute de todos os benefícios que a prática de exercícios físicos pode te proporcionar!

Sobre rafael

Veja Também

Ginástica de condicionamento físico

A ginástica de condicionamento físico é um dos mais exclusivos e belos esportes, mas os …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *