Home / Fitness / Qual o Melhor: Natação ou Hidroginástica?          

Qual o Melhor: Natação ou Hidroginástica?          

Perguntar-se sobre os benefícios da natação ou hidroginástica é muito comum entre aquelas pessoas que amam fazer atividades dentro da água. A dúvida também é frequente porque normalmente uma escolha deve ser feita.

Dificilmente você arrumará tempo para fazer natação e hidroginástica regularmente toda a semana, sendo assim, é necessário escolher alguma dessas atividades.

Mas essa escolha deve ser criteriosa e feita com sabedoria, pois cada atividade é focada em um determinado resultado. Com objetivos diferentes, você precisa conhecer um pouco mais sobre elas para tomar uma decisão adequada.

Natação ou hidroginástica: qual escolher?

Seja a natação ou hidroginástica, ambas as atividades são extremamente benéficas à saúde e praticamente não possuem contraindicação. No entanto, cada uma delas é mais direcionada para determinado público.

No caso da hidroginástica, o exercício é muito indicado para os idosos. As atividades dadas em aula normalmente são voltadas para trabalhar articulações e força de uma maneira moderada, sem desgaste físico.

Pode ser realizada com diversos equipamentos para complementar os exercícios, como boias, bolas, halteres, bastões, etc. Os movimentos são simples e fáceis, mas ainda conseguem trabalhar os músculos.

Isso é fundamental para um idoso, pois a musculatura e articulações são trabalhadas, proporcionando o ganho de força (tudo isso sem causar nenhum impacto nas articulações, o que é fundamental para a terceira idade).

Agora, se o seu objetivo é emagrecer, desenvolver músculos e ganhar preparação física, entre natação ou hidroginástica o mais indicado é, sem dúvida, a natação.

Uma aula de natação pode queimar mais de 600 calorias, uma taxa alta quando comparado à musculação, por exemplo. A água exerce força contrária ao movimento, trabalhando muito bem os músculos.

Benefícios dessas atividades

Natação ou Hidroginástica: qualquer uma dessas atividades é ótima para a nossa saúde física ou mental (assim como qualquer exercício físico). Fique por dentro de todos os benefícios.

  • Até mesmo a hidroginástica queima calorias, claro que não na mesma taxa que a natação.
  • Definição muscular.
  • Aumenta a flexibilidade do corpo.
  • Trabalha as articulações sem causar impactos sobre elas.
  • Dá mais disposição para as atividades do dia a dia.
  • Ativa a circulação.
  • Estimula o sistema cardíaco.
  • Fortalece o sistema imunológico.
  • Evita doenças relacionadas ao sobre peso, como diabetes, colesterol alto e infarto.
  • Combate sintomas da depressão, ansiedade e estresse.
  • Aumenta o ciclo social (isso é extremamente importante no caso dos idosos, pois normalmente as relações são restritas apenas à família).
  • Melhora a coordenação motora.
  • Aumenta a autoestima (também é fundamental aos idosos).
  • Melhora a qualidade de vida de uma forma geral.

Acompanhamento profissional

Seja natação ou hidroginástica − ou qualquer outra atividade física − é imprescindível que haja o acompanhamento de profissionais. Isso é mais reforçado ainda no caso de idosos, que merecem atenção redobrada.

O acompanhamento profissional vai além do educador físico, também é aconselhado − principalmente no caso de idosos − um acompanhamento médico. Dessa maneira fica até mais fácil escolher a atividade ideal.

Um bom profissional de educação física saberá montar um treino de atividades exclusivo para as suas necessidades físicas. Procurando atingir o objetivo o mais rápido possível, mas sempre de uma maneira totalmente saudável.

Além disso, exercícios físicos podem ser prejudiciais à saúde (principalmente respeito das articulações) quando feitos de maneiras incorretas. E mais uma vez: a musculatura, ossos e articulações dos idosos são frágeis.

Em resumo, ambas as atividades irão proporcionar benefícios à sua qualidade de vida, no entanto, escolhendo com sabedoria entre natação ou hidroginástica é possível aproveitar ao máximo as vantagens oferecidas.

Sobre rafael

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *