Home / Musculação / Objetivo da musculação para idosos

Objetivo da musculação para idosos

Só porque você tem mais de 50 anos, não quer dizer que deva parar de cuidar do seu corpo e de sua saúde. É importante que os idosos tenham um estilo de vida saudável para viver uma vida longa e de qualidade. Mas quais os principais objetivos da musculação para idosos e o que ela pode proporcionar?

Objetivos da musculação para idosos

Existem dois principais objetivos da musculação para idosos. O primeiro é o bem-estar psicológico e o segundo é físico. Os dois são essenciais para uma boa qualidade de vida:

Objetivos físicos

  • Prevenir doenças cardíacas

A musculação para idosos pode afetar a saúde do organismo de diversas formas. Estudos recentes mostram que as chances de doenças cardíacas aumentam com o avanço da idade.

A razão para isso está ligada a uma série de fatores, como o endurecimento das artérias, e o fato de o coração tornar-se mais fraco. O exercício diminui o risco de doença cardíaca de duas maneiras.

A musculação para idosos juntamente com uma dieta aumenta a quantidade de colesterol HDL, que por sua vez reduz a quantidade de colesterol LDL, que é do tipo ruim, obstrui as artérias e é um fator de doença cardíaca. Em segundo lugar, fortalece o coração e o torna mais capaz de manter sua carga de trabalho atual.

  • Reduzir a pressão arterial:

Novamente, como doença cardíaca, o risco de pressão alta aumenta com o aumento da idade.

O exercício junto com dieta ajuda a baixar a pressão arterial, que por sua vez reduz os muitos riscos induzidos por ela. No entanto exercício também reduz os níveis de gordura, que é outro fator determinante para aumento na pressão arterial.

  • Pulmões mais eficientes:

Como o exercício cria maiores exigências de oxigênio, os pulmões se adaptam a isso se tornando mais eficientes e capazes de absorver oxigênio. Este é um benefício ideal para os idosos, uma vez que as pessoas se tornam mais fracas com a idade.

Com maior capacidade de oxigênio, os idosos terão mais condições de realizar as tarefas físicas do cotidiano.

  • Manter músculos saudáveis

A musculação para idosos é uma ótima maneira de fortalecer os músculos e prevenir a perda de massa muscular natural da idade. Isso não só facilita as tarefas físicas rotineiras, mas também ajuda a reduzir as dores.

Objetivos psicológicos

  • Autoestima e confiança

A musculação para idosos estimula a autoconfiança e autoestima, e em geral faz com que se sintam bem consigo mesmo. A razão para isso é que o exercício ativa a liberação de endorfinas, que é uma substância química que nos faz sentir bem estar.

Isso é ótimo para os idosos, especialmente para aqueles que sentem dificuldades em lidar com as mudanças e limitações naturais da idade, ajudando inclusive a prevenir a depressão.

  • Relaxamento e sono

O exercício também tende a causar relaxamento, em parte devido ao gasto energético após cada sessão de exercícios. Isso ajuda a estimular uma melhor qualidade do sono e consequentemente aumenta a disposição durante o dia

Os exercícios devem ser divididos de acordo com as faixas etárias, e é imprescindível o acompanhamento profissional do instrutor ou personal durante a realização da musculação para idosos.

Além disso, uma avaliação médica antes de iniciar a praticar é sempre muito importante. Ele poderá avaliar os riscos envolvidos e determinar se há algum cuidado necessário e ao qual se deve estar atento durante os treinos.

Se você sentir alguma dor ou desconforto deve parar imediatamente e comunicar ao seu instrutor. Caso possua algum problema de saúde ele também deve ser comunicado, pois dessa forma pode adaptar o treino apropriadamente. Assim os objetivos principais da musculação para idosos assim com certeza serão alcançados!

Sobre rafael

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *