Home / Jiu Jitsu / O muay thai luta descalço?

O muay thai luta descalço?

Sim, o muay thai luta descalço, além de ser muito conhecido como a arte das oito armas por ser uma combinação de dois punhos, dois cotovelos, dois joelhos e duas canelas, além de estar associada a uma grande preparação física.

Caso você ainda não saiba, os golpes do muay thai normalmente possuem como principal objetivo acabar logo com a luta, sendo que as combinações citadas acima apresentam a finalidade de serem certeiras, pois é raro se ver uma luta chegar até o quinto round, sendo que o nocaute sempre ocorre antes.

Dessa forma, o muay thai é uma luta que usa socos que se assemelham muito com os golpes da luta de boxe, como o uso das canelas e dos pés, sendo esses típicos da luta e que nunca se usa qualquer tipo de sapato, sempre descalço.

Entenda mais se o muay thai luta descalço

          O muay thai luta descalço além de ainda seguir diversas regras com o objetivo de garantir um bom desenvolvimento da luta, sendo que a Confederação Brasileira de Muay Thai estipula regras mais rígidas nas competições, as quais são muito usadas também em academias.

Normalmente, essas regras procuram respeitar sempre as diferenças de sexos, idades e grau de experiência dos lutadores, adotando também padrões e normas que garantem a integridade física dos lutadores.

Por isso, confira abaixo quais são as principais regras do muay thai em relação a competição:

  • Quanto a competição, os combates apresentam uma duração de 9 minutos em que são divididos em três rounds de dois minutos, onde depois de acabar cada round, os lutadores precisam se sentarem nas suas cadeiras, descansarem e receberem as orientações dos seus treinadores por 1 minuto.
  • Normalmente, a luta procura oferecer a cada lutador certos equipamentos, como pares de luvas, caneleiras e um capacete, não sendo necessário qualquer calçado.
  • Assim, no final do combate, é sempre garantia a vitória ao vencedor.

Já em relação as principais regras do muay thai amador, ou seja, as regras usadas em escolas de lutas e academias são:

  • O vencedor da luta é sempre aquele que é capaz de realizar o nocaute no adversário, o que significa que os lutadores devem buscarem lutar para aplicarem um golpe que possa provocar algum dano no oponente e, de uma maneira que, a avaliação do árbitro central não possua qualquer condição de querer dar continuação na luta.
  • Quanto aos chutes, socos e joelhadas encaixadas, essas são sempre contabilizadas como dois pontos cada, onde os lutadores devem de forma constante caminharem para frente e procurarem acertar golpes em áreas que se encontram desprotegidas no corpo do adversário.

Vale lembrar ainda que os lutadores que anda sempre para trás, ou seja, que fogem da luta ou então que acertam áreas desprotegidas, podem não ter a sua pontuação contabilizada.

  • No caso do clinche com queda, esse contabiliza cerca de três pontos, em que é permitido que o lutador possa segurar o adversário e realizar golpes na perna, braços, cabeça e no tronco.

É possível ainda que o lutador derrube o seu adversário usando rasteiras, puxando-o para baixo ou girando. Porém, caso o adversário esteja caído no chão, ele jamais deve ser atacado.

  • O lutador que recebe um golpe onde ele caia, normalmente ele irá ter cerca de dez segundos para se levantar, além de ter que mostrar a guarda alta de acordo com a avaliação do juiz.
  • Já no caso do lutador que receber golpes em áreas como as genitais ou olhos, ele terá trinta segundos para se recuperar e voltar para a luta, pois senão irá ser encerrada e decretada a decisão.

Portanto, se você queria saber se o muay thai luta descalço, entenda que essa é uma arte marcial que não usa qualquer calçado, além de terem todas essas regras, que quando descumpridas, os lutadores podem receber advertências, pontuações negativas e até mesmo expulsão.

Sobre rafael

Veja Também

Como se tornar um profissional do muay thai?

Para aqueles que desejam saber como se tornar um profissional do muay thai, então é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *