Home / Musculação / Musculação Com Pouco Peso

Musculação Com Pouco Peso

Muitos se perguntam se a musculação com pouco peso é realmente eficiente ou se para obter resultados é necessário colocar uma carga mais alta durante a realização dos exercícios.

Há, de fato, muito que falar sobre esse assunto, pois as duas maneiras de realizar o exercício retornam resultados diferentes. Sendo assim, é fundamental que você entenda quais são as principais diferenças para que consiga escolher qual modalidade está mais alinhada aos seus objetivos.

Aqui você irá entender um pouco mais sobre essa diferença entre cargas durante o exercício e, além disso, ficar por dentro dos principais benefícios das atividades físicas para a sua saúde.

Musculação Com Pouco Peso

Musculação com pouco peso x musculação com muito peso

A musculação com pouco peso, como já foi dito, foca em resultados diferentes da musculação com muito peso. De maneira bem geral e superficial, a musculação com maior carga visa o ganho de massa muscular, enquanto os exercícios leves buscam a definição muscular sem “crescer”.

Isso acontece porque ao carregar muito peso as fibras musculares tendem a se romper em maior quantidade e, consequentemente, quando vão se regenerar elas aumentam mais a o volume de massa magra.

No entanto, é preciso entender que também há uma diferença fundamental entre ambas as modalidades para que os resultados sejam realmente atingidos: o número de movimentos.

Se você está realizando musculação com pouco peso é fundamental que você aumente o número de séries e diminua o intervalo de descanso entre elas para que consiga atingir o objetivo de definição muscular.

Por exemplo, se você opta por muito peso, uma série recomendada é com oito movimentos por série (de três a quatro séries). O número de repetições pode dobrar se o peso carregado for menor.

O importante é que você sinta o seu corpo e o esforço que o músculo está fazendo ao chegar na última repetição. Não é possível obter resultados sem esforços na musculação, lembre-se disso.

Benefícios da musculação

Os benefícios da musculação, seja a musculação com pouco peso ou muito peso, são inúmeros. A primeira coisa que elencamos é a perda de peso e a definição muscular, no entanto, vai muito além disso:

  • Melhora sua saúde física

Os benefícios à saúde física são vários, incluindo: fortalecimento do sistema imunológico, cardíaco e respiratório; melhora a flexibilidade; etc.

  • Combate doenças relacionadas ao sobrepeso

Risco de infarto, diabetes, colesterol alto e doenças relacionadas ao alto índice de gordura no corpo são combatidas diretamente com a prática de exercícios físicos.

  • Melhora sua saúde mental

Sintomas de depressão, ansiedade e, principalmente, estresse são combatidos com atividades físicas.

  • Dá mais disposição para o seu dia a dia

Apesar de gastar nossa energia, as atividades físicas nos deixam mais alertas e mais dispostos para realizar as tarefas do dia a dia.

  • Aumenta a qualidade de vida

Praticar exercícios físicos faz bem à nossa qualidade de vida de forma geral, sendo assim, nunca deixe de praticá-los.

Musculação Com Pouco Peso

Realize a musculação com pouco peso com um profissional

É fundamental que os exercícios físicos sejam realizados com o acompanhamento de um profissional. Independente da modalidade (musculação, funcional, jump, spinning, entre outros) a orientação ao realizar os exercícios é muito importante.

Além disso, o profissional de educação física saberá exatamente qual o tipo de treino que irá atender todas as suas expectativas. Dessa forma, os resultados irão aparecer ainda mais rápidos.

Seja musculação com pouco peso ou a musculação com muito peso, é preciso entender que apenas com dedicação − e realizando todos os exercícios de maneira correta − será possível atingir todos os resultados que tanto almeja!

Sobre rafael

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *