Home / Jiu Jitsu / Jiu jitsu defesa pessoal – Este esporte serve para defesa pessoal?

Jiu jitsu defesa pessoal – Este esporte serve para defesa pessoal?

O Brasil está ficando cada vez mais violento e isso tem causado grande sentimento de insegurança entre a população, que busca por alternativas de autodefesa. Descubra se o Jiu-Jitsu serve para defesa pessoal.

Ter noções básicas de defesa pessoal é fundamental, pois isso pode te livrar de váriass situações adversas. O Jiu-Jitsu, Karate, Boxe, Taekwondo e outras lutas são esportes que desenvolvem técnicas de autodefesa.

Conheça um pouco mais sobre o Jiu-Jitsu, como ele pode te ajudar na defesa pessoal e algumas considerações importantes sobre os cuidados com a autodefesa.

Pode fazer aula de zumba grávida?

Como se tornar um profissional do muay thai?

Pode fazer aula de zumba grávida?

Confira as brincadeiras da aula de natação para bebês

A natação um grande benefício na vida

Jiu-jitsu na defesa pessoal – Este esporte serve para defesa pessoal?

A técnica de Jiu-Jitsu inclui defesa pessoal e é uma ótima alternativa para quem busca aprender a se defender sozinho, assim como as outras modalidades que foram citadas acima.

Para algumas pessoas isso pode parecer exagero, mas aprender um pouco de defesa pessoal é importante, principalmente quando os ensinamentos vêm das lutas de artes marciais.

Dizemos isso porque as artes marciais não envolvem apenas técnicas e elaboração de movimentos, elas também ensinam valores e disciplinas que são fundamentais para as pessoas que sabem lutar e podem tirar vantagem disso.

A autodefesa deve ser usada somente em situações que exijam isso, os ensinamentos do Jiu-Jitsu ou qualquer outra luta não devem ser utilizados para benefício próprio em situações que não convêm.

Quais as situações que podemos usar o jiu-jitsu na autodefesa

É preciso sabedoria para usar o Jiu-Jitsu como defesa pessoal, principalmente em situações que envolvem adultos, pois são essas ocasiões que normalmente apresentam perigo real.

Infelizmente há adolescentes que passam por sérios problemas de bullying, sendo muitas vezes agredidos e, por isso, a autodefesa é um recurso muito interessante.

Agora vamos falar de uma situação específica: assaltos. Nessas ocasiões usar a defesa pessoal pode ser realmente perigoso, então é preciso ser muito cauteloso.

Nessas situações é aconselhado não reagir ao assaltante, por mais difícil que isso seja. Os pertences pessoais nunca devem se sobressair à nossa integridade física.

Para mulheres a defesa pessoal é algo muito interessante, pois as taxas de assédio, incluindo os mais graves, estão crescendo cada vez mais. Nessas situações o Jiu-Jitsu é um grande aliado.

De uma maneira geral, analise a situação e se atente aos detalhes para aplicar um golpe preciso e que faça você ganhar tempo, evitando que coisas piores aconteçam.

Movimentos do jiu-jitsu

Há diversos movimentos nesse esporte, mas alguns são bem conhecidos pelos praticantes (inclusive os iniciantes), como a passagem de guarda, queda, raspagem, joelho na barriga e montada.

A passagem de guarda é um golpe clássico do Jiu-Jitsu, é caracterizado quando o lutador está em cima do seu oponente (entre as pernas dele) e passa a perna para o lado do outro combatente.

A queda é um golpe genérico e acontece em qualquer desequilíbrio causado pelo oponente que faça o lutador cair no chão. As maneiras de chegar a esse objetivo são várias.

O movimento denominado raspagem é ocorre quando a pessoa debaixo consegue virar o jogo e inverte as posições, ficando em cima do seu oponente e ganhando o controle da situação.

Já o golpe Montada é como o próprio nome sugere: o competidor monta em seu adversário, que fica embaixo dele, com as costas no chão.  O do golpe joelho na barriga é quando o lutador coloca o joelho na barriga do oponente, dominando-o.

Esses são golpes técnicos que são realizados na competição, quando dois lutadores estão em uma luta, mas nada impede de usar esses movimentos de Jiu-Jitsu como defesa pessoal.

Sobre rafael

Veja Também

Como se tornar um profissional do muay thai?

Para aqueles que desejam saber como se tornar um profissional do muay thai, então é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *