Home / Saúde / Confira as brincadeiras da aula de natação para bebês

Confira as brincadeiras da aula de natação para bebês

É muito comum que grande parte dos profissionais da Educação Física que realizam brincadeiras da aula de natação para bebês, procurem trabalhar sempre atividades quando as crianças se encontram acompanhadas dos pais dentro da água.

Normalmente, a aula de natação para bebês possui uma menor duração, ou seja, de 30 minutos, pois o sistema termorregulador dos bebês não está tão desenvolvido, além ainda da capacidade de atenção deles serem menores, o que pode tornar a aula mais cansativa quanto dura mais tempo.

Por isso, é muito importante que os professores de natação para bebês apresentem determinados conhecimentos quanto a psicologia e o desenvolvimento infantil, pois assim pode-se propor certas atividades em relação a maturidade física dos bebês.

Saiba mais sobre

Geralmente, uma vez que são adquiridos os conhecimentos das brincadeiras da aula de natação para bebês, já se ocorre o planejamento das aulas práticas, onde muitas atividades acabam sendo disponíveis para que a aula possa ficar agradável para os bebês e os pais acompanhantes.

Dessa forma, é preciso que os professores conduzam a aula de natação com bastante de alegria, brincadeiras e sempre convidando os bebês para realizarem uma próxima atividade, porém, nunca dando ordens para as crianças.

Sendo assim, todas as atividades devem possuir um caráter mais lúdico e que envolve o professor e os bebês. Além disso, os pais não devem se esquecerem de que a natação é uma ótima forma dos bebês realizarem atividades que não tenham impacto e que possam aumentar a capacidade de respiração.

Já no caso de outros benefícios da aula de natação, pode-se encontrar o aumento do apetite, sono tranquilo, desenvolvimento da coordenação motora, mais segurança na água, entre outros.

Em relação as crianças que são alérgicas, como é o caso da rinite e bronquite, a aula de natação para bebês pode ser ainda mais vantajosa, pois tem a capacidade de estimular a respiração do bebê, o que faz com que a alergia tende a melhorar na maioria dos casos.

Confira os cuidados e recomendações sobre a aula de natação para bebês

Quanto uma das maiores preocupações em relação a aula de natação para bebês, se encontra na limpeza da água, a qual deve sempre ser garantida por um bom tratamento e com uma temperatura adequada, ou seja, nem quente demais e nem muito fria.

Além disso, é importante que os pais saibam que se ocorrer qualquer problema de pele ou otites consecutivas, então o bebê deve ser acompanhado por um médico pediatra, o qual poderá aconselhar sobre a continuação ou não da prática da natação.

Vale ressaltar ainda que um fator que merece atenção é sobre os profissionais que irão dar a aula de natação, pois é preciso que todos sejam treinados adequadamente e tenham experiência comprovada para realizar as aulas.

Com isso, se você tem a intenção de matricular o seu bebê em aula de natação, é interessante que você peça para acompanhar uma ou duas aulas para poder ter certeza de que os profissionais estejam fazendo com segurança a desenvoltura durante a aula.

Assim, sobre as brincadeiras da aula de natação para bebês, existem muitas formas de ensino dessa prática, em que tudo irá depender das condições e da idade dos bebês.

No entanto, são sempre propostas inúmeras atividades com brincadeiras durante as aulas, pois a intenção é melhorar o desenvolvimento de uma forma geral das crianças.

Sobre rafael

Veja Também

Criador da ginástica aeróbica

Antes de saber sobre o criador da ginástica aeróbica, saiba que essa é uma modalidade …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *