Home / Saúde / Aula de natação para bebês de 5 anos

Aula de natação para bebês de 5 anos

Se você quer que o seu bebê de 5 anos tenha contato com a água, então não pense que é preciso sempre estar indo na praia ou piscinas, pois basta matriculá-lo em uma aula de natação para bebês de 5 anos, a qual é capaz de desenvolver noções básicas, como nadar e tenha mais segurança desde cedo.

Normalmente, a aula de natação para bebês de 5 anos garante que a criança tenha uma série de benefícios, onde a atividade pode ajudar no estímulo do desenvolvimento motor e cognitivo do bebê.

Dessa forma, os exercícios que são realizados na água oferecem relaxamento, fortalecimento da musculatura e ainda podem trabalhar o equilíbrio da coordenação motora, ajudando no processo de aprendizagem do bebê.

Saiba mais sobre a aula de natação para bebês de 5 anos

A aula de natação para bebês de 5 anos pode ajudar muito na postura da criança, garantindo ainda noções de espaço e tempo, em que preparam a criança psicologicamente para que ela saiba se salvar em determinadas situações, além de melhorar o condicionamento respiratório e a qualidade do sono.

Além disso, a aula de natação cria um grande vínculo entre os pais e o bebê, sendo que um dos pais deve sempre acompanhar a criança durante a aula. Vale ressaltar ainda que quando a aula tem música, a memória da criança acaba sendo exercitada, o que aumenta o vocabulário do bebê.

Dessa forma, o mais indicado é que os bebês comecem sempre a aula de natação logo depois de um ano de vida, pois antes dessa idade a criança pode engolir muita água e sofrer intoxicações.

Mas, já depois dos seis meses, o bebê se encontra na fase do desenvolvimento social e cognitivo, o qual pode ser estimulado com as aulas de natação em grupo, porém, é essencial que você saiba que o seu bebê pode não adaptar a aula, o que torna importante que você fique mais atento a isso.

Entenda a importância da aula de natação para bebês de 5 anos

A aula de natação para bebês de 5 anos possui um papel essencial na saúde das crianças quando orientada de forma correta, onde garante certos benefícios, os quais são:

  • Prevenção da obesidade e do estresse;
  • Trabalha o sistema cardiovascular e respiratório;
  • Desenvolve diversas habilidades psicomotoras, como a agilidade e a velocidade;
  • Melhora a resistência do organismo;
  • Previne e recupera problemas ortopédicos.

No entanto, para que o bebê consiga atingir esses resultados, é fundamental que a aula de natação seja trabalhada como uma atividade mais lúdica, ou seja, que seja capaz de garantir prazer para a criança e não apenas com a finalidade de incentivar a competição.

Sendo assim, é através da brincadeira que as crianças podem ser estimuladas e sentirem prazer para poderem construir uma relação de afetividade, segurança e confiança com o professor.

Confira as fases da aula de natação para bebês de 5 anos

A aula de natação para bebês de 5 anos é geralmente trabalhada alguns aspectos diferenciados e, por isso, ela pode ser dividida em fases, as quais são:

  1. Na primeira fase, a qual é dos seis meses aos dois anos de idade, é normalmente trabalhado o processo de adaptação da criança no meio líquido, em que ela somente aprende a se mexer na água e a brincar, em que se deve ser orientada para que a criança possa experimentar e vivenciar a água.
  2. Já na segunda fase ocorre o envolvimento de crianças entre três a quatro anos de idade, sendo essa a chamada etapa de propulsão, onde é o momento em que a criança aprende mais a se deslocar de um ponto a outro.
  3. Na terceira fase, é a principal, sendo a aula para bebês de 5 anos de idade, onde a criança já começa a trabalhar os seus estilos de nado, movimentação de braço e a respiração lateral.
  4. Por fim, na quarta fase, a qual vai de sete a 12 anos de idade, é realizado o aperfeiçoamento dos estilos.

Com isso, sobre a aula de natação para bebês de 5 anos, mesmo com todos os benefícios, tal atividade física sempre deve ser introduzida na rotina da criança com muita cautela e seguindo as recomendações do pediatra

Sobre rafael

Veja Também

Criador da ginástica aeróbica

Antes de saber sobre o criador da ginástica aeróbica, saiba que essa é uma modalidade …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *