Home / Viver mais saudável / Aula de natação para bebês de 4 anos

Aula de natação para bebês de 4 anos

A aula de natação para bebês de 4 anos é conhecida por ser muito estimulante e divertida, sendo capaz de encorajar a aptidão natural dos bebês de 4 anos em se movimentarem na água, além de ser um divertido momento de afinidade entre pais e filhos.

Normalmente, após nove meses de gestação, os bebês se encontram a vontade dentro da água, em que até um ano de idade, eles possuem o reflexo de nadar, sendo que debaixo da água os bebês podem fechar automaticamente a boca, bloqueando a respiração e mexendo os braços e pernas.

Dessa forma, a aula de natação para bebês de 4 anos não possui a intenção de ensinar os bebês em nadarem, mas sim de contribuírem no desenvolvimento sensorial e motor dos bebês, onde dentro da água os bebês podem ganhar consciência do corpo e experimentar sensações novas.

Saiba mais sobre a aula de natação para bebês de 4 anos

A aula de natação para bebês de 4 anos é uma modalidade de atividade física capaz de encorajar os bebês em serem mais confiantes, além de possuírem maior autonomia e a serem mais sociais devido a presença do grupo.

Sendo assim, além do conhecimento da criança quanto ao meio aquático, a aula de natação para bebês de 4 anos pode evitar afogamentos por não saberem nadar, onde em certos lugares, é possível encontrar uma enorme afinidade da natação entre as mães e os bebês.

Pode-se dizer então que não há unanimidade quanto a idade do bebê para começar a aula de natação, porém, alguns especialistas falam que no primeiro mês de vida o bebê já se encontra preparado para flutuar, mesmo que não seja aos 4 anos, que é quando o aparelho locomotor é desenvolvido para nadar.

Com isso, é importante que os pais saibam que a água não causa danos e nem machucam, mas mantém o peso do bebê, o que permite que ele se desloque mesmo que não seja em terra firme, proporcionando oportunidades para que ele reconheça o seu corpo, espaço e objetos.

Assim, a aula de natação para bebês de 4 anos é um esporte completo que contribui para a independência da criança, aumentando também a inteligência dos pequenos e por ser uma ótima brincadeira.

Geralmente, o início dos bebês na aula de natação possui diferenciados termos, mas, isso não tem nada a ver com o que se entende em aprender a nadar, pois na verdade, antes dos 4 ou 5 anos, os bebês não possuem técnicas de natação, mesmo que sejam autônomos em um ambiente aquático.

Além disso, a aula de natação para bebês de 4 anos é considerada como uma atividade lúdica para que haja uma excelente aproximação do bebê com a água ao mesmo tempo que se desenvolve o seu corpo, estimulando ainda a inteligência e fazendo com que eles ganhem mais habilidades.

Vale ressaltar ainda que enquanto a criança não possui a idade suficiente para poder fazer outras modalidades de atividades, o ambiente aquático é considerado mais acessível e adequado para a idade de 4 anos ou qualquer outra idade.

Benefícios da aula de natação para bebês de 4 anos

Com a aula de natação para bebês de 4 anos, as crianças podem ter diversos benefícios, os quais são:

  • Melhor coordenação e equilíbrio;
  • Melhora na resistência;
  • Relaxamento para os bebês em atividades moderadas;
  • Aumento do apetite;
  • Melhora do desenvolvimento físico, psicológico e social.

Portanto, a aula de natação para bebês de 4 anos é um esporte que se relaciona com o lazer, em que pode ser extremamente útil mesmo que sejam em crianças de 4 anos de idade ou menos, sendo muito importante que os pais pensem na saúde dos seus filhos, principalmente quanto a obesidade infantil.

Sobre rafael

Veja Também

A natação um grande benefício na vida

Você pode ter lido que médicos recomendam que os adultos recebam 150 minutos de atividade …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *